terça-feira, 22 de março de 2016

Como engajar os alunos no combate ao mosquito Aedes aegypt

Porvir reuniu estratégias e recursos para ajudar os professores que desejam trabalhar o tema em sala de aula
por Marina Lopes / Maria Victória Oliveira
17 de março de 2016
A preocupação com a crescente epidemia de zika chegou também a diferentes escolas de todo o país. Na tentativa de incentivar o combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão de doenças como a dengue e a chikungunya, muitas instituições estão organizando debates e atividades com os alunos.
De vídeos animados com cenários do jogo Minecraft a projetos que envolvem a comunidade, existem diversas maneiras de abordar o tema de uma maneira engajadora. Para ajudar os educadores que pretendem desenvolver atividades sobre o combate ao mosquito e doenças relacionadas, o Porvir conversou com professores e também reuniu algumas estratégias que podem ser aplicadas na sala de aula.
Ao notar a quantidade de informações que já estavam circulando sobre o zika vírus, os professores Atila Iamarino e Sônia Lopes, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, incentivaram que os seus alunos de licenciatura da disciplina “Internet no Ensino de Ciências e Biologia” elaborassem propostas de atividades para que outros educadores pudessem desmentir alguns boatos.
O material foi publicado na página Wikiversity e apresenta diferentes atividades. Entre elas, está a sugestão de criar um jogo chamado “Desvendando Boatos”, que tem a proposta de ensinar aos alunos sobre como buscar fontes seguras sobre o assunto. A ideia é dividir a classe em três grupos: os boateiros, que espalham informações falsas; os cientistas, que divulgam descobertas confiáveis; e os detetives, que precisam investigar para selecionar as informações verdadeiras, com base no que foi aprendido. MAIORES INFORMAÇÕES: http://porvir.org/como-engajar-os-alunos-combate-ao-mosquito-aedes-aegypt/ FONTE:http://porvir.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário