terça-feira, 17 de maio de 2016

I CAMINHADA RAPS POA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
SMS conVIDA PARA I CAMINHADA RAPS E II FEIRA RAPS NO 18 DE MAIO - Pelo Direito ao Cuidado em Liberdade, Integral e em Redes
Dia da Luta Antimanicomial
Dia do Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
PROGRAMAÇÃO DA I CAMINHADA RAPS POA
* 8H30min : Concentração no Largo Glênio Peres e saída em direção à Esquina Democrática
* 9H10min às 9H30min: Esquete Teatral Povo da Rua * 9H30min às 10H30min: Caminhada pela Andradase João Pessoa rumo à Praça Professor Saint-Pastous (próximo à Sede da SMS) * 10H30min: Abertura da II Feira RAPS
PROGRAMAÇÃO II FEIRA RAPS POA
ATIVIDADES PROGRAMADAS
* TENDA DE EXPERIMENTAÇÃO (PALCO)
10H30 - Oficina de Ginástica Terapêutica do Grupo VIDA - UBS Camaquã - GD SCS
11H - Teatro "Um dia você aprende"- Grupo Risos do CAPS - GD SCS
11H20 - Oficina Musical "O vôo da Mariposa" - Equipe de Saúde Mental Adulto GD IAPI
11H45 - Roda de Conversa "Amamentação e Vínculo" - GD LENO
12H 30 - Desfile de Modas "Confecções Chuvisco" - Equipe de Saúde Mental Adulto GD GCC
13H – Oficina Musical do Grupo Tocante do CAPS AD III Passo a Passo GHC- GD NEB
14H – Oficina de Meditação "Espaço de parar, pensar e meditar" - GD LENO (Sala do EducaSaúde)
14H – Roda de Terapia Comunitária - GD PLP, GD SCS, GD RESTINGA- EXTREMO-SUL (Sala do EducaSaúde)
15H - Teatro Caras da Lomba - GD PLP
16H- Oficina de Tai Shi Shuam do CAPS AD Vila Nova - GD SCS
16H30- Roda de Conversa "Prevenção do HIV em Jovens" - Projetos Galera Curtição e Fique Sabendo Jovem – Políticas Públicas de DST/AIDS
17H30 – Roda de Conversa “Protagonismo, participação e mobilização social em Saúde Mental - Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde
18H – Oficina “Parque da Tuberculose” – Equipe do CRTB GD GCC e GD SCS
19H– Oficina Musical com o Grupo “Os Jardineiros”- Políticas Públicas de Saúde Mental
* TENDA DE EXPERIMENTAÇÃO INFANTOJUVENIL
11H- Roda de Conversa "Era uma vez" - US Morro da Cruz - GD PLP
11H40- Roda de Conversa "Constelações Familiares: A criança em seu sistema familiar" -Eq. Especializada de Saúde da Criança e do Adolescente -GD LENO
14h30- Oficina de Brinquedos - CAPS i Pandorga GHC - GD NEB
15H - Contação de Histórias Infantis – NASF Centro - GD Centro
16H – Contação de Histórias Afrobrasileiras -AFROCONTO – CRDH/NUPSEX – UFRGS
* TENDA DE CINEDEBATE
12H30min – “Cuidando do Cuidador em Doença Falciforme – Políticas Públicas de Saúde da População Negra
13H - “Não estou só” – Oficina de Saúde e Trabalho GeraPOA – GD CENTRO
13H30 - "Eu conheço o Abel" - Equipe Especializada de Saúde da Criança e do Adolescente GD LENO
13H45min - “Acesso à Liberdade" - Equipe de Saúde Mental Adulto - GD IAPI
14H15min- "Juventude Negra: A Fantástica Fábrica de Cadáver" – Políticas Públicas da Saúde da População Negra
15H - "Amamentação como disparador do Vínculo Mãe-Bebê" – Políticas Públicas de Saúde Nutricional
16H - “Novas Estruturas” - Chalé da Cultura e CAPS AD III – GHC – GD NEB
17H - “Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”- Políticas Públicas da Saúde da Criança e do Adolescente e Políticas
Públicas das DANT – Eixo Agravos
17H30min – “Enfrentamento à Violência contra os Indígenas” – Políticas Públicas da Saúde dos Povos Indígenas
ATIVIDADES DE EXPOSIÇÃO E FEIRA (Ao longo do dia)
* Oficina Curarte - USF Mato Sampaio- GD LENO
* Oficina Saúde e Trabalho SMS/PMPA – GERAPOA
* Oficina Terapêutica da Equipe de Saúde Mental Adulto da GD GCC
* Oficina Terapêutica da Equipe de Saúde Mental Adulto da GD PLP
* Exposição de Arte Mbyá Guarani- Aldeia Aracuã – Políticas Públicas da Saúde dos Povos Indígenas- SMS
* Arte na Chácara - US Chácara da Fumaça- GD LENO
* Residencial Terapêutico Nova Vida - GD GCC
* Grupo de Cuidadores do CAPS i Casa Harmonia - GD Centro
* Mosaico- GD GCC
* Mil Artes- Chalé da Cultura GHC – GD NEB

segunda-feira, 2 de maio de 2016

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL MÚSICA NA ESCOLA

O I Seminário Internacional Música na Escola será a culminância do Projeto "Música nas Escolas do RS", financiado pelo MEC através do FORPROF/UFRGS. o Evento contará com a presença do Prof. Andreas Lehmann, na Universidade de Hannover.
Através de conferências, mesas-redondas e apresentações musicais, o I Seminário Internacional Música na Escola pretende discutir políticas públicas para o ensino de música nas escolas trazendo, para isso, relatos de projetos no Brasil e Alemanha.
Inscrições: http://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_inscricao.php
Data:de 06/05/2016 à 07/05/2016

segunda-feira, 28 de março de 2016

12ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Seguem abertas as inscrições para a 12ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Escolas públicas de todo o país podem inscrever seus estudantes até a próxima sexta (1º de abril).
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem por objetivo estimular o estudo da matemática, revelar talentos na área e ainda contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Podem participar da competição alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio matriculados em escolas públicas das redes federal, estadual ou municipal. As inscrições dos estudantes para a edição 2016 devem ser feitas pelas escolas no endereço eletrônico da OBMEP, até a próxima sexta-feira, dia 1º de abril.
A OBMEP é realizada em duas fases. Na primeira etapa, os estudantes respondem a provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha). As provas são aplicadas na própria escola onde eles estudam.
Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos três níveis, com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP, e selecionar os alunos com melhor pontuação.
Os estudantes classificados para a 2ª fase respondem a uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.
A prova da 1ª fase da OBMEP 2016 acontecerá no dia 7 de junho, e a da 2ª fase, no dia 10 de setembro. Os resultados serão divulgados no site da Olimpíada no dia 30 de novembro.
Prêmios
A 12ª edição da OBMEP premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.
Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).
Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e Secretarias de Educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Informações: http://www.obmep.org.br/
Já está no ar o site da OBMEP 2016. Nele, alunos, pais de alunos e professores poderão encontrar materiais didáticos de alta qualidade como, por exemplo, bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.
No endereço eletrônico também podem ser consultadas informações sobre os programas da OBMEP, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), o Portal da Matemática, os Clubes de Matemática, o OBMEP na Escola e os Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).
Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 alunos na 1ª fase.

terça-feira, 22 de março de 2016

Como engajar os alunos no combate ao mosquito Aedes aegypt

Porvir reuniu estratégias e recursos para ajudar os professores que desejam trabalhar o tema em sala de aula
por Marina Lopes / Maria Victória Oliveira
17 de março de 2016
A preocupação com a crescente epidemia de zika chegou também a diferentes escolas de todo o país. Na tentativa de incentivar o combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável pela transmissão de doenças como a dengue e a chikungunya, muitas instituições estão organizando debates e atividades com os alunos.
De vídeos animados com cenários do jogo Minecraft a projetos que envolvem a comunidade, existem diversas maneiras de abordar o tema de uma maneira engajadora. Para ajudar os educadores que pretendem desenvolver atividades sobre o combate ao mosquito e doenças relacionadas, o Porvir conversou com professores e também reuniu algumas estratégias que podem ser aplicadas na sala de aula.
Ao notar a quantidade de informações que já estavam circulando sobre o zika vírus, os professores Atila Iamarino e Sônia Lopes, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, incentivaram que os seus alunos de licenciatura da disciplina “Internet no Ensino de Ciências e Biologia” elaborassem propostas de atividades para que outros educadores pudessem desmentir alguns boatos.
O material foi publicado na página Wikiversity e apresenta diferentes atividades. Entre elas, está a sugestão de criar um jogo chamado “Desvendando Boatos”, que tem a proposta de ensinar aos alunos sobre como buscar fontes seguras sobre o assunto. A ideia é dividir a classe em três grupos: os boateiros, que espalham informações falsas; os cientistas, que divulgam descobertas confiáveis; e os detetives, que precisam investigar para selecionar as informações verdadeiras, com base no que foi aprendido. MAIORES INFORMAÇÕES: http://porvir.org/como-engajar-os-alunos-combate-ao-mosquito-aedes-aegypt/ FONTE:http://porvir.org/

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - PAULINAS

MAIORES INFORMAÇÕES: PROGRAMAÇÃO CULTURAL

sexta-feira, 11 de março de 2016

Curso Multiplicadores de Educação

A EPTC, por meio de sua Coordenação de Educação para Mobilidade, apresenta o Curso de Multiplicadores da Educação para o Trânsito, capacitação que visa à disseminação de conceitos baseados no resgate de valores sociais tais como o respeito, a gentileza e a solidariedade, entre os diferentes personagens do trânsito, a fim de que contribuam para a construção de uma cultura cidadã.
Maiores Informações: EPTC

quinta-feira, 10 de março de 2016

Mais Teatro

.
Promover as artes cênicas no município de Porto Alegre, através de atividades que fomentem sua produção, sua divulgação, a formação, reflexão, e preservação de sua memória, tendo como princípios a ideia de inclusão, inovação, diversidade e sustentabilidade.
Mais informações: http://maisteatro.org/about/

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Instituído o Pacto da Educação Gaúcha contra o Aedes aegypti

O Governo do Estado, a prefeitura de Porto Alegre e oito instituições firmaram nesta sexta-feira o Pacto da Educação Gaúcha contra o Aedes aegypti. A assinatura ocorreu na Escola Padre Réus, com a presença do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, dos secretários de Estado da Educação, Vieira da Cunha, e da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e do prefeito da Capital, José Fortunati. O ato faz parte do dia de mobilização nacional da educação para o combate ao mosquito, que contou com atividades em todo o pais. “O ministro Aloizio Mercadante fez contato direto com o governador José Ivo Sartori, que me passou esta missão de mobilizar a comunidade escolar em torno desta causa. Embora a gente ainda não tenha iniciado o nosso ano letivo, o Rio Grande do Sul não poderia deixar de participar deste grande mutirão nacional”, afirma o secretário Vieira da Cunha. Também aderiram ao pacto o Comando Militar do Sul, a União Gaúcha de Estudantes Secundaristas (Uges), o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a União Estadual dos Estudantes (UEE-RS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo é mobilizar a comunidade escolar para o enfrentamento à proliferação do mosquito, sobretudo através da conscientização quanto aos locais que servem como criadouros. “É muito difícil combater o mosquito. Ele rapidamente adquire resistência aos inseticidas que usamos e consegue ser resistente aos larvicidas. Inicialmente só sobrevivia em água limpa, hoje consegue até mesmo no esgoto. Precisamos ter ações efetivas e a Secretaria da Educação tem participado das nossas atividades de monitoramento, controle e combate ao mosquito”, explica o secretário Gabbardo. Atividades deverão ser desenvolvidas durante o ano todo junto às escolas da rede pública e privada. O secretário-adjunto da Saúde, Francisco Paz, falará sobre o combate ao mosquito no evento de abertura do ano letivo para os professores da Rede Estadual, no dia 24 de fevereiro, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. A partir do dia 29 de fevereiro, quando os estudantes retornam às salas de aula, o Exército, Marinha e Aeronáutica deverão enviar equipes até as escolas para contribuir com a campanha. Já no dia 04 de março, os alunos terão como “tema de casa” a tarefa de identificar e eliminar nas próprias residências possíveis focos de proliferação do mosquito. No primeiro dia útil seguinte, os estudantes deverão levar um resumo da ação que fizeram em forma de redação, o que possibilitará que a temática seja socializada em sala de aula.

TRAJETOS DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO - VAGALUME -

VISITE O SITE PARA MAIORES INFORMAÇÕES: http://alfabetizacaoaudiovisual.blogspot.com.br/

PUC - EDUCAÇÃO CONTINUADA - PÓS GRADUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO

EDUCON O Centro de Educação Continuada (EDUCON) da PUCRS é responsável por reunir a oferta de cursos de Especialização, de Extensão (curta duração) e Seqüenciais da Universidade. Visite o Site: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/educon/index

MUSEU DA UFRGS

O Museu da UFRGS foi criado em 1984 e, a partir daí, vem trabalhando com a memória e identidade da UFRGS e da cidade de Porto Alegre, seja por meio de exposições temáticas de caráter cientifico-cultural, seja como local para pesquisa em fontes fotodocumentais. Suas ações são alicerçadas em bases conceituais da área da Museologia, da Educação, da Memória e da História, tendo como pressupostos a preservação, a investigação e a comunicação. Seu acervo constituído por documentos da antiga Comissão de História, por fotos institucionais provenientes da Assessoria de Comunicação (hoje Secretaria de Comunicação Social) e por fundos gerados pela pesquisa em temas relativos à historia de Porto Alegre e do RS, tem servido de fonte de investigação, tanto da comunidade universitária (monografias, dissertações e teses), quanto para produções diversas no campo da mídia e da comunicação social. Desde 1984, vem consolidando-se com uma proposta articuladora das diferentes áreas do saber, constituindo-se em um espaço para a ampliação da atuação docente, proporcionando vivências discentes e promovendo o intercâmbio entre as diversas unidades da UFRGS. O Museu conta com um setor sócio-educativo-cultural que desenvolve diferentes ações, tendo como foco uma visão interdisciplinar e de acessibilidade. Além disso, apóia os professores e grupos no planejamento da visitação aos espaços do Museu, por meio de recursos didático-pedagógicos. Visite o Site: http://www.ufrgs.br/museu/

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Jovem Aprendiz

Menor Aprendiz
Compartilhando do compromisso com o futuro das crianças, a Procempa possui o programa de formação Menor Aprendiz, destinado a jovens que atuam nas áreas técnica e administrativa. Os adolescentes trabalham durante quatro horas por dia, no turno inverso ao da escola. Os jovens têm direito a férias de 30 dias, coincidentes com as do período escolar, carteira assinada, vale-transporte, vale-alimentação, tíquete-refeição e assistências médica e odontológica.
O programa beneficia os jovens inserindo-os no mercado de trabalho e oferecendo uma oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional. Em 2009 foram contratados 21 jovens aprendizes indicados pelo Senac-Informática do curso de Aprendizagem em Informática, quatro que estavam terminando a fase prática e 17 que estão na fase teórica. Mais informações:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Missão

Como trabalhar com projetos

Olá professores!
A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas?
Uma dessas novidades é o PBLU (Project Based Learning University), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes.
Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto:
Ter conteúdo relevante. O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto.
Desenvolver habilidades para o século 21. Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um problema. Para isso, eles deverão buscar referências em diferentes fontes de informação, precisarão de pensamento crítico, habilidade de resolução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação – habilidades mais refinadas que a simples memorização.
Ter espírito de exploração. Isso faz parte do processo de aprender e criar algo novo com curiosidade e motivação.
Organizar-se em torno de questões abertas. Aqui o foco está em estimular o aprendizado mais aprofundado, debates, desafios e problemas.
Criar a necessidade de saber. O fato de ter que apresentar um produto ao fim de um período serve também para criar a expectativa de aplicar o que se está aprendendo e fazer com que os alunos criem laços com seu trabalho.
Dar oportunidade de voz e escolha. Os alunos aprendem a trabalhar independentemente e assumir riscos quando eles são instados a fazer escolhas e mostrar sua voz. Isso faz com que aumente também o engajamento dos estudantes.
Incluir processos de revisão e reflexão. Os estudantes aprendem a dar e receber feedback para melhorar a qualidade do produto no qual estão trabalhando.
Apresentar para o público. Ao mostrar o produto de seu esforço para outras pessoas, pessoalmente ou on-line, aumenta-se a motivação dos alunos a fazerem trabalhos de melhor qualidade.
Fonte: Porvir

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Como Motivar seus Alunos

Oi pessoal! Motivar os estudantes é sempre um grande desafio para os educadores. Seja para melhorar a aprendizagem ou para aumentar o engajamento em sala de aula, a motivação é a chave para construir uma boa relação com os alunos. Se você quer aumentar a participação dos alunos durante a aula, confira a seguir dicas para motivar seus estudantes.
1. Comunicação aberta com os pais e responsáveis Se você deseja aumentar a motivação dos seus alunos, precisa saber o que está acontecendo além da escola. Para isso, o educador precisa manter uma comunicação franca e aberta com os pais e responsáveis, para que o estudante tenha sucesso na escola.
2. Recursos digitais Como trabalhar métodos antigos com os estudantes da nova geração? Como professor, você deve trazer coisas novas para a sala de aula. Tente trabalhar com aplicativos e redes sociais. Tudo para despertar o interesse dos estudantes e assim aumentar a motivação.
3. Aulas práticas Desenvolver projetos em que o aluno aprende a matéria na prática é ótimo para aumentar o engajamento e desenvolvimento dos estudantes. Com isso eles podem desenvolver novas ideias e melhorar o rendimento. Até logo! Fonte: Universia Brasil

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Boas Férias!!!

DIREÇÃO 2016

Esta é a nova direção da Escola Bento Gonçalves
Direção - Maria Aparecida Coutinho Gil
Vice-Direção Substituta- Elizabeth Maria Pagano Monaco
Vice-Direção - Rosane Rodrigues Beltrão
" Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."
Nelson Mandela