Este é um blog de utilidade educacional onde a ideia principal é trazer informações importantes para formação profissional do educador e seu desenvolvimento profissional.
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Jovem Aprendiz
Menor Aprendiz
Compartilhando do compromisso com o futuro das crianças, a Procempa possui o programa de formação Menor Aprendiz, destinado a jovens que atuam nas áreas técnica e administrativa. Os adolescentes trabalham durante quatro horas por dia, no turno inverso ao da escola. Os jovens têm direito a férias de 30 dias, coincidentes com as do período escolar, carteira assinada, vale-transporte, vale-alimentação, tíquete-refeição e assistências médica e odontológica.
O programa beneficia os jovens inserindo-os no mercado de trabalho e oferecendo uma oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional. Em 2009 foram contratados 21 jovens aprendizes indicados pelo Senac-Informática do curso de Aprendizagem em Informática, quatro que estavam terminando a fase prática e 17 que estão na fase teórica.
Mais informações:
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Como trabalhar com projetos
Olá professores!
A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas?
Uma dessas novidades é o PBLU (Project Based Learning University), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes.
Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto:
Ter conteúdo relevante. O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto.
Desenvolver habilidades para o século 21. Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um problema. Para isso, eles deverão buscar referências em diferentes fontes de informação, precisarão de pensamento crítico, habilidade de resolução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação – habilidades mais refinadas que a simples memorização.
Ter espírito de exploração. Isso faz parte do processo de aprender e criar algo novo com curiosidade e motivação.
Organizar-se em torno de questões abertas. Aqui o foco está em estimular o aprendizado mais aprofundado, debates, desafios e problemas.
Criar a necessidade de saber. O fato de ter que apresentar um produto ao fim de um período serve também para criar a expectativa de aplicar o que se está aprendendo e fazer com que os alunos criem laços com seu trabalho.
Dar oportunidade de voz e escolha. Os alunos aprendem a trabalhar independentemente e assumir riscos quando eles são instados a fazer escolhas e mostrar sua voz. Isso faz com que aumente também o engajamento dos estudantes.
Incluir processos de revisão e reflexão. Os estudantes aprendem a dar e receber feedback para melhorar a qualidade do produto no qual estão trabalhando.
Apresentar para o público. Ao mostrar o produto de seu esforço para outras pessoas, pessoalmente ou on-line, aumenta-se a motivação dos alunos a fazerem trabalhos de melhor qualidade.
Fonte: Porvir
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Como Motivar seus Alunos
Oi pessoal!
Motivar os estudantes é sempre um grande desafio para os educadores. Seja para melhorar a aprendizagem ou para aumentar o engajamento em sala de aula, a motivação é a chave para construir uma boa relação com os alunos. Se você quer aumentar a participação dos alunos durante a aula, confira a seguir dicas para motivar seus estudantes.
1. Comunicação aberta com os pais e responsáveis
Se você deseja aumentar a motivação dos seus alunos, precisa saber o que está acontecendo além da escola. Para isso, o educador precisa manter uma comunicação franca e aberta com os pais e responsáveis, para que o estudante tenha sucesso na escola.
2. Recursos digitais
Como trabalhar métodos antigos com os estudantes da nova geração? Como professor, você deve trazer coisas novas para a sala de aula. Tente trabalhar com aplicativos e redes sociais. Tudo para despertar o interesse dos estudantes e assim aumentar a motivação.
3. Aulas práticas
Desenvolver projetos em que o aluno aprende a matéria na prática é ótimo para aumentar o engajamento e desenvolvimento dos estudantes. Com isso eles podem desenvolver novas ideias e melhorar o rendimento.
Até logo!
Fonte: Universia Brasil
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
DIREÇÃO 2016
Esta é a nova direção da Escola Bento Gonçalves
Direção - Maria Aparecida Coutinho Gil
Vice-Direção Substituta- Elizabeth Maria Pagano Monaco
Vice-Direção - Rosane Rodrigues Beltrão
" Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."
Nelson Mandela
Assinar:
Postagens (Atom)